x

Aparentemente o seu dispositivo está rodando uma versão antiga do navegador de internet e, por isso, alguns recursos podem não funcionar. Instale o Google Chrome para uma melhor experiência de navegação.

Glossário


Não entendeu algum termo? Confira aqui:


Chamada Local (V1): Uma chamada é local quando o usuário origina ligações para telefones pertencentes à mesma área de registro (DDD de origem = DDD de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: DDD 34 ligando para DDD 34.


Chamada Local a Visitante (V1V): Uma chamada V1V ocorre quando o usuário está em roaming e origina ligações para telefones pertencentes à mesma área de registro onde se encontra (DDD do local de origem = DDD do local de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Franca (DDD 16) deslocado em Ribeirão Preto (roaming - DDD 16) ligando para DDD 16.


Chamada Local a Cobrar (AC1): Uma chamada local a cobrar ocorre quando o usuário recebe ligações de telefones pertencentes à mesma área de registro (DDD de origem = DDD de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: DDD 34 recebendo ligação a cobrar do DDD 34.


Chamada Local a Cobrar Visitante (AV1): Uma chamada local visitante a cobrar ocorre quando o usuário recebe ligações de telefones deslocados na mesma área de registro (DDD de origem = DDD de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Franca (DDD 16) deslocado em Ribeirão Preto (roaming – DDD 16) recebendo uma ligação a cobrar de Franca (DDD 16).


Chamada Intraestadual (V2): Uma chamada V2 ocorre quando o usuário origina ligações para telefones pertencentes à mesma área primária e área secundária diferente (1º dígito do DDD de origem = 1º dígito do DDD de destino e 2º dígito diferente) - Tarifação por minuto. Ex.: DDD 34 ligando para DDD 31.


Chamada Intraestadual Visitante (V2V): Uma chamada V2V ocorre quando o usuário está em roaming e origina ligações para telefones pertencentes à mesma área primária e área secundária diferente de onde se encontra (1º dígito do DDD do local de origem = 1º dígito do DDD do local de destino e 2º dígito diferente) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em Goiânia (roaming - DDD 62) ligando para DDD 64.


Chamada Intraestadual Recebida (V2R): Uma chamada V2R ocorre quando o usuário está em roaming, porém na mesma área primária (1º dígito do DDD de origem = 1º dígito do DDD de destino e 2º dígito diferente) e receber ligações - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em Belo Horizonte (roaming - DDD 31) recebendo ligação de qualquer DDD.


Chamada Intraestadual a Cobrar (AC2): Uma chamada intraestadual a cobrar ocorre quando o usuário recebe ligações de telefones pertencentes à mesma área primária e área secundária diferente (1º dígito do DDD de origem = 1º dígito do DDD de destino e 2º dígito diferente) - Tarifação por minuto. Ex.: DDD 34 recebendo ligação a cobrar do DDD 31.


Chamada Intraestadual a Cobrar Visitante (AV2): Uma chamada intraestadual visitante a cobrar ocorre quando o usuário recebe ligações de telefones deslocados na mesma área primária e área secundária diferente (1º dígito do DDD de origem = 1º dígito do DDD de destino e 2º dígito diferente) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em Goiânia (roaming – DDD 62) recebendo uma ligação a cobrar do DDD 64.


Chamada Interestadual (V3): Uma chamada interestadual ocorre quando o usuário origina ligações para localidades diferentes áreas primárias (1º dígito do DDD de origem diferente do 1º dígito do DDD de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: DDD 34 ligando para DDD 11.


Chamada Interestadual Visitante (V3V): Uma chamada V3V ocorre quando o usuário está em roaming e origina ligações para telefones de diferentes áreas primárias (1º dígito do DDD do local de origem diferente do 1º dígito do DDD do local de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em São Paulo (roaming - DDD 11) ligando para DDD 34.


Chamada Interestadual Recebida (V3R): Uma chamada V3R ocorre quando o usuário está deslocado em áreas secundárias (DDD diferente da área de registro) e receber ligações - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em São Paulo (roaming - DDD 11) recebendo ligação de qualquer DDD.


Chamada Interestadual Visitante a Cobrar (AV3): Uma chamada interestadual visitante a cobrar ocorre quando o usuário receber ligações de telefones deslocadas em áreas primárias (1º dígito do DDD de origem diferente do 1º dígito do DDD de destino) - Tarifação por minuto. Ex.: Celular de Uberlândia (DDD 34) deslocado em São Paulo (roaming – DDD 11) recebendo uma ligação a cobrar do DDD 34.


Chamada Intraestadual Recebida (V2R): Uma chamada V2R ocorre quando o usuário está em roaming, porém na mesma área primária (1º dígito do DDD de origem = 1º dígito do DDD de destino e 2º dígito diferente) e receber ligações - Tarifação por minuto.


Adicional Visitante Originado (AVO): O adicional por chamada originada (AVO) é gerado cada vez que o usuário origina uma ligação estando em roaming. Para cada chamada V1V, V2V ou V3V ocorrerá a cobrança de um AVO - Tarifação por chamada.


Adicional Visitante Recebido (AVR): O adicional por chamada recebido (AVR) é gerado cada vez que o usuário recebe uma ligação estando em roaming. Portanto, para cada chamada V2R ou V3R ocorrerá a cobrança de um AVR. Tarifação por chamada.


Roaming: Todo celular é registrado em uma área local correspondente aos municípios com o mesmo código DDD que foi associado ao número do celular. Quando um celular está deslocado fora da sua área de registro, ou área de mobilidade, ele está em roaming.


Adicional por Chamada - AD: valor fixo cobrado por chamada recebida (AVR) ou originada (AVO), quando o Usuário está localizado fora de sua Área de Mobilidade (Roaming).


Observações: Para as chamadas V1V, V2V, V3V e AVO aparecem na conta a descrição da localidade em que o usuário estava quando realizou a chamada e o número de destino.
Ao final de cada uso pode haver siglas que representam a operadora utilizada pelo usuário/cliente. Segue abaixo a relação das siglas utilizadas na conta telefônica com a respectiva operadora:


Sigla Operadora
BT Brasil Telecom
CL Claro
EB Embratel / Vesper
GV GVT
IN Intelig
TF Telefônica
TN Telemar / TNL
TI TIM