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Portadores de Necessidades


Acessibilidade para você.

A gente faz de tudo pra você se comunicar com qualidade a qualquer momento, por isso criamos a Central de Intermediação de Comunicação, a CIC. Ela faz a intermediação de comunicação telefônica entre as pessoas com deficiência auditiva ou da fala. O código para acesso é 142.
São consideradas pessoas com deficiência auditiva ou da fala:

  • Pessoa com deficiência auditiva: pessoa com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz (Hertz), 1000Hz (Hertz), 2.000Hz (Hertz) e 3.000Hz (Hertz);

  • Pessoa com deficiência da fala: pessoa com padrão de fala limitado ou dificultado.


Quando há intermediação?
A obrigação de intermediar a comunicação telefônica com o uso da CIC exige que pelo menos um dos usuários esteja utilizando um terminal adaptado para pessoas com deficiência auditiva ou da fala.

Qual equipamento deve ser utilizado pelas pessoas com deficiência auditiva ou da fala para intermediação na CIC?
Deverá ser um terminal adaptado para pessoas com deficiência auditiva ou da fala, sendo este um terminal de telecomunicações que possibilita a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva ou da fala e entre pessoas com deficiência auditiva ou da fala e demais usuários dos serviços de telecomunicações, por meio da CIC.


Do acesso à CIC:
O código de acesso a ser utilizado pelas operadoras de telecomunicações (STFC-Fixo e SMP-Móvel) para disponibilização do acesso à CIC é o de número 142.


A Central de Intermediação de Comunicação telefônica a ser utilizada por pessoas com deficiência auditiva ou da fala deverá realizar a intermediação da seguinte maneira:

  • Transmitir a mensagem de texto do usuário com deficiência auditiva ou da fala por meio da voz, de forma compreensível, para o usuário que não possui deficiência auditiva ou da fala;

  • Transmitir a mensagem de voz do usuário que não possui deficiência auditiva ou da fala por meio de texto, de forma compreensível, para o usuário com deficiência auditiva ou da fala;

  • Transmitir a mensagem de texto do usuário com deficiência auditiva ou da fala por meio de texto, de forma compreensível, para outro usuário com deficiência auditiva ou da fala.

O Central de Libras é um aplicativo utilizado na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais, utilizado em videochamadas. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador desktop quanto em smartphones e tablets, podendo ser baixado pelas lojas App Store e Google Play.



Relação de locais onde existe o terminal adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva ou da fala:

Clique aqui

Para conferir quais mudanças de acessibilidade são oferecidas por seus dispositivos móveis, acesse:

www.gari.info


Pra acessar o CHAT COM ACESSIBILIDADE (Videochamada em libras):

Clique aqui


Navegadores recomendados para melhor performance do Videochamada e Chat:

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